Regimento

                            

 TÍTULO I

DO OBJETIVO

Art. 1º A Nova Revista Amazônica, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) – tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos aos estudos da Amazônia e a estudos e pesquisas na área das humanidades que tenham como tema gerador a realidade amazônica ou temática afim a essa realidade.


TÍTULO II

DO PÚBLICO-ALVO

Art. 2º A Nova Revista Amazônica tem como público-alvo os docentes e discentes de programas de pós-graduação, pesquisadores da área de Humanidades, em geral, com titulação mínima de mestre.


TITULO III

DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3° As responsabilidades da Nova Revista Amazônica serão exercidas por uma Comissão Executiva e um Conselho Editorial. 

Art. 4° A Comissão Executiva será formada pelos Editores e um Grupo Editorial Executivo

§1° Exercerá a função de Editores: docentes vinculados ao PPLSA ou editores convidados competindo a eles:

I – convocar e coordenar as reuniões do Conselho Editorial;

II – distribuir os artigos recebidos para publicação ao pareceristas e/ou aos consultores ad hoc.

§2° O Grupo Executivo Editorial será formado por: docentes e discentes vinculados ao PPLSA  ou docentes e discentes convidados competindo a eles:

I – coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da revista.

II - Elaborar a política editorial do periódico.

Art. 5° O Conselho Editorial tem por competência emitir pareceres acerca das contribuições encaminhadas à Nova Revista Amazônica e opinar sobre sua qualidade e relevância.

§1° O Conselho Editorial será constituído por membros escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas à pós-graduação, em nível nacional e internacional.

§2° O Conselho Editorial, quando necessário, poderá autorizar pareceres de consultores ad hoc.


TÍTULO IV

DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA

Art. 6º - A Nova Revista Amazônica terá periodicidade quadrimestral e contará com as seguintes seções:

I   Apresentação;

II – Artigos – (Total de 10 artigos) Divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico acerca de estudos e pesquisas relativas à Amazônia, e que comporão o dossiê;

III – Sessão Livre ( Máximo de 3 artigos) Divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico acerca de estudos e pesquisas relativas às Humanidades;

IV – Resenhas, traduções e entrevistas (Máximo de 1 produção)– divulga trabalhos que sejam relativos a obras e relatos de autores, com produção reconhecida nas Humanidades;

V – Documentos (Máximo de 1 documento)– divulga documentos oficiais e documentos elaborados por comissões ou grupos de trabalho referentes a diretrizes e políticas para o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia.

VI- Ensaios etnofotográficos- (Máximo de 2 ensaios) Divulga ensaios fotográficos que atendam às especificidades da Antropologia Visual e que vislumbrem a imagem enquanto linguagem. 

VII- Vídeos etnográficos- (Máximo de 2 vídeos) Divulga vídeos de cunho etnográficos que atendam às especificidades da Antropologia Visual e que vislumbrem a imagem enquanto linguagem.

VIII- Crônicas Etnográficas- (Máximo de 1 crônica)- Divulga crônicas etnográficas que atendam às especifidades  da literatura e Antropologia e que vislumbrem a crônica como um primeiro momento resultante de uma pesquisa de campo.

Art. 7° A revista terá somente divulgação eletrônica.

Parágrafo único. A publicação eletrônica da revista terá acesso livre.


TÍTULO V

DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 8º Serão aceitos trabalhos inéditos.

Art. 9º O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias após o recebimento do artigo pelo Editor.

Art. 10º A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

Art. 11º Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Nova Revista Amazônica, devendo os autores indicarem em nota a contribuição de cada autor.

Art. 12º São aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).

Art. 13º É de inteira responsabilidade dos autores a verificação da conformidade da submissão em relação às normas da Nova Revista Amazônica isentando, dessa forma, a Nova Revista Amazônica com as ideias e conteúdo de seus trabalhos, bem como das citações que ferem a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 que regula os direitos autorais, considerando a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, que altera os arts. 5º, 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências.

Art. 14° As colaborações para a Nova Revista Amazônica devem ser enviadas exclusivamente ao e-mail da revista disponível na sessão Editoria, e seguir as Normas para Submissão.

Art. 15° Toda autoria dos pareceres e dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.


TÍTULO VI
PROCEDIMENTOS PARA A ANÁLISE E APROVAÇÃO DOS ARTIGOS

Art. 16° A análise e aprovação dos artigos se dão baseados em princípios de ética na pesquisa, na divulgação das informações e em conformidade com a legislação vigente. Assim, é mantido constante comunicação entre os autores, pareceristas, revisores, afim de realizar um trabalho em conjunto em cada publicação da Nova Revista Amazônica.

Art. 17° Quanto aos princípios éticos, os autores devem manter o anonimato das identidades dos sujeitos das pesquisas, salvo se tiverem autorizações conforme os procedimentos éticos científicos.

Art. 18° Em relação às produções dos autores, serão respeitados seus posicionamentos ideológicos, sobretudo, aqueles cujas tendências atentem em favor da diversidade étnica, cultural, política, de gênero ou religiosa no contexto amazônico.

Art. 19° Artigos que contenham conflitos de interesses não serão considerados pela equipe editorial.

Art. 20° Artigos apresentados em eventos científicos devem conter especificações da natureza e origem do evento em nota de rodapé, vinculado ao nome dos autores. É necessário que o artigo seja submetido em situação de ineditismo para a publicação.

Art. 21° Artigos de autores convidados, bem como artigos traduzidos, devem obedecer às especificações quanto à ética, à originalidade e, sobretudo, as normas e diretrizes para autores da Nova Revista Amazônica.

Art. 22° Os pareceristas e revisores devem manter sigilo e lisura durante o processo de aprovação e aceitação dos artigos, informando ao editor da revista casos de plágio e desrespeito aos princípios éticos da pesquisa.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16° Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pela Comissão Executiva da Nova Revista Amazônica.