Diretrizes Para Autores



As publicações na Nova Revista Amazônica abrangem:

Dossiê Amazônia – Divulga artigos de natureza acadêmico-científica acerca das realidades da Panamazônia anglófona, francófona, hispanófona, lusófona, ameríndio-originárias, em particular estudos e pesquisas vinculadas às áreas de Letras e Linguística, Ciências Sociais, Antropologia, Pedagogia e História.

Seção livre – Para publicações de artigos que atendam à especificidade da revista, que é de  estudos e pesquisas na área de Letras e Linguística, Ciências Sociais, Antropologia, Pedagogia e História, com temática e/ou objeto relativos à realidade brasileira e/ou estrangeira.


Resenhas, traduções e entrevistas – Também serão aceitas, desde que sejam relativas a obras e relatos de autores com produção reconhecida nas humanidades.


Ensaios etnofotográficos - Espaço reservado à Antropologia Visual enquanto linguagem através da imagem e como fontes e instrumentos de estudos etnográficos. 


Vídeos etnográficos - Espaço para divulgação de produções audiovisuais no campo da pesquisa etnográfica.


Crônicas etnográficas - Espaço para publicação de crônicas que atendam às especificidades da Literatura e Antropologia e que vislumbrem a crônica como primeiro momento resultante de uma pesquisa de campo.


1. Condições para submissão do material
1.2. Todo o material deve ser encaminhado para o endereço eletrônico: novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com e, para assegurar a revisão de pareceristas ad hoc, o texto deve estar em conformidade com as normas editoriais da revista.

1.3.  A contribuição deverá ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

1.4. Para artigos, resenhas, ensaios etnográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos o autor deve ter, no mínimo, titulação de mestre, exceção para entrevista que o autor deve ter titulação de doutor e possuir produção relevante no Campo das humanidades.

1.5. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à NRA o direito de primeira publicação em versão eletrônica e impressa.

1.6. Os trabalhos que não estiverem adequados às normas descritas adiante serão devolvidos aos autores.


2. Processo de avaliação:

2.1 A análise e aprovação dos artigos se dão baseados em princípios de ética na pesquisa, na divulgação das informações e em conformidade com a legislação vigente. Assim, é mantido constante comunicação entre os autores, pareceristas, revisores.

2.3 A aprovação dos trabalhos é condicionada aos pareceres de dois consultores ad hoc (referees), cuja decisão poderá ser: Aceitar; Aceitar com correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar. Em caso de aprovação condicional, a aprovação final ficará sujeita aos ajustes necessários pelo(s) autores (es);

2.4. Em última instância, cabe ao Conselho Editorial decidir sobre os casos omissos.



3. Normas Gerais

a) Folha – formato ofício – A4, 21 cm x 29, 7 cm;

b) Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;

c) Digitação: Times New Roman, tamanho 12, no corpo do texto, e tamanho 10 nas citações, notas, referências e rodapés;

d) Indicativo da seção: numeral que vem antes do título da seção, alinhado à margem esquerda, em algarismos arábicos, separados do seu título por apenas um espaço, com recuo de primeira linha de 1 cm, ou equivalente a um toque na tecla TAB do computador.

e) Títulos: Colocado no início do trabalho, a 3 cm da borda superior, em caixa alta, em negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento centralizado, separados por uma linha em branco de 1,5 do texto anterior e do texto posterior. Se houver subtítulo, deve ser separado do título principal, por dois pontos. Entre título e subtítulo, espaçamento simples.  

f) Nome dos autores: Deve constar logo abaixo do título principal o nome completo do (s) autor (s), em ordem normal, caixa baixa, alinhado à direita, tamanho 11, seguido de uma chamada de nota de rodapé, tamanho 10, onde devem constar a titulação do (s) autor (es), sua filiação institucional, e o endereço eletrônico de e-mail. Entre o título e o nome do autor, o espaçamento é 1,5, sem negrito.

g) Espaçamento: entre linhas do corpo do texto, espaço de 1,5 cm. Porém, nos resumos, citações, notas, rodapés, e referências, espaço simples.

h) Entrada de parágrafo: de 1,25 ou o equivalente a um toque na tecla TAB do computador.

i) Citações: citações diretas breves de até três (3) linhas são incluídas no corpo do texto, com aspas, no mesmo tamanho da fonte do texto. Porém, citações longas são destacadas do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10 e com espaçamento simples.

j) Imagens e tabelas: devem ser autoexplicativos, isto é, precisam dialogar com o conteúdo apresentado, sem necessitar recorrer ao texto.

k) Para as imagens, a identificação deve ser feita na parte superior da imagem, alinhada à esquerda, com a palavra designativa em letras minúsculas, sendo a primeira escrita em maiúscula. Por exemplo: Figura 1: Divisão de etapas de funcionamento. As imagens devem possuir as seguintes especificações: modelo paisagem, altura de 11,5 cm e largura de 16 cm.

l) Para as tabelas: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, que seguem a palavra “Tabela” com alinhamento centralizado, escrita em letras minúsculas, posicionada na parte superior. Exemplo: Tabela 1. Tabela 2. Tabela 3, seguida pelas colunas.

m) Siglas: quando ocorre pela primeira vez a palavra no texto, deve ser escrita em forma completa, em minúscula, seguida pela sigla, que vem colocada em parênteses, em maiúsculo.

n) Paginação: as páginas dos trabalhos submetidos à Nova Revista Amazônica (NRA) não podem ser numeradas.

o) Palavras em língua estrangeira e indígena devem ser destacadas em estilo de fonte itálico no texto.

p) Sobre as Referências. A entrada de autores nas referências (no final do artigo) deverá ser idêntica àquela feita para as citações no texto e deverá, igualmente, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6023/2002.


4. Normas específicas

4.1 Artigos

a) Os textos dos artigos devem conter entre 10 e 20 laudas.

b) Resumo em língua portuguesa e em língua estrangeira: a palavra “resumo” deve ser escrita em caixa alta, centralizada, tamanho 11, em negrito, seguida do texto, com espaço de uma linha entre a palavra “resumo” e o texto, cuja redação deve ser feita em parágrafo único, espaçamento simples, tamanho 11, utilizando a terceira pessoa do singular e os verbos escritos na voz ativa.

c) Palavras-chave: colocado após o resumo, espaçamento de uma (1) linha, deve conter três (3) a quatro (4) palavras, com inicial em maiúscula e as demais em minúsculo, separadas por ponto e concluídas por ponto. São aceitos resumos em inglês, francês e espanhol. A expressão “Palavras-chave” deve ser negritada e em caixa Baixa. As palavras devem ser postas na mesma linha da expressão “palavras-chave”, após os dois pontos.


4.2. Resenhas

a) Os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de seis (06) laudas;

b) Serão aceitos textos referentes a obras editadas há no máximo 03 anos, e, no caso de reedições, justificar sua pertinência devido às suas atualizações;


4.3. Ensaios etnofotográficos

a) Os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de sete (07) laudas e devem conter no máximo 10 imagens.


4.4. Crônicas Etnográficas

a) Os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de quatro (04) laudas;

b) Título da crônica: deve possuir apenas o título principal, com alinhamento centralizado, caixa alta, tamanho 12, separados por uma linha em branco de 1,5 do texto anterior e do texto posterior. Primeiro deve constar o título em Língua Portuguesa e em seguida a tradução em língua estrangeira.


4.5. Vídeos etnográficos

a) O título deve ser escrito em língua portuguesa e inglesa.

b) Sinopse: a palavra Sinopse deve estar em português, caixa alta, seguida de dois pontos. Na sequência, o texto escrito em parágrafo único, alinhamento justificado, sem recuo de primeira linha, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12.

c) Synopsis: a palavra Synopsis deve estar em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) caixa alta, seguida de dois pontos. Na mesma linha, o texto escrito em inglês, francês ou espanhol, parágrafo único, alinhamento justificado, sem recuo de primeira linha, espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12.

d) Ficha técnica com equipe de trabalho e créditos.

e) Os vídeos devem ser de até 10 min. e filmados com equipamentos que garantam uma boa resolução.

4.6. Entrevistas
a) O número de laudas não deve ultrapassar seis (6).

b) Os trabalhos devem apresentar os seguinte elementos: Título; – Título em inglês; – Nome do Entrevistado e do Entrevistador; – Apresentação da entrevista e do entrevistado; –  Transcrição; – Breve biografia do entrevistador com, no máximo, três linhas e e-mail.


5. Da política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.